Open Finance
Seguro, simples, unificado, intuitivo e inteligente Esse é o jeito BTG de ser Open

Seu formulário foi enviado com sucesso
Em breve entraremos em contato com você por e-mail ou telefone.
O compartilhamento de dados pode ser iniciado e encerrado a qualquer momento com apenas um clique.
Entenda o Open Finance
O Open Finance, ou “sistema financeiro aberto”, possibilita que os clientes de produtos e serviços financeiros permitam o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central.
Assim, a movimentação de suas contas bancárias pode ser feita a partir de diferentes plataformas de maneira segura – e não apenas pelo aplicativo ou site do banco.
Porque liberar o Open Finance no BTG Banking?
Seus gastos organizados em um só lugar
Agora, no Finanças+, você pode acompanhar seus gastos em contas e cartões de outras instituições da mesma forma que já acompanha os seus gastos do BTG Banking. Um jeito simples e automático de organizar sua vida financeira.

Tenha controle de todo o seu saldo financeiro
Consolide seus saldos em contas e limites de cartões de crédito de outras instituições de forma organizada dentro do nosso aplicativo BTG Banking.

Veja como compartilhar dados para o BTG Pactual
Saiba como funciona e o que você tem a ganhar
Conheça as vantagens
Conexões ilimitadas
Tenha vínculo com quantas instituições quiser.
Atualização dos dados diariamente
Esteja a par de todas as transações 24 horas por dia e 7 dias na semana.
Eficiência
Todas as informações organizadas em uma plataforma só.
O BTG Pactual cuida da sua privacidade
Seus dados compartilhados são criptografados e 100% seguros. É nosso compromisso permitir que só você decida quais dados e com quais instituições compartilhará.


Confira as fases de implementação do Open Finance
Fase 1 – 01/02/2021
Dados das próprias instituições financeiras
Os dados compartilhados serão das próprias instituições financeiras: informações sobre tipos de contas, cartões, créditos, tarifas, taxas e canais de atendimento.
Fase 2 – 13/08/2021
Dados cadastrais e de conta
Os clientes vão poder compartilhar dados cadastrais, informações de contas bancárias (como depósito, poupança e pagamento), cartões e operações de crédito.
Fase 3 – Até 29/10/2021
Pagamentos e crédito
Os clientes vão poder fazer pagamentos em qualquer conta e compartilhar o envio de propostas de crédito por diferentes instituições. Essa é a data de início da nova fase, que deve se concluir em setembro de 2022.
Fase 4 – 15/12/2021
Câmbio, investimentos e seguros
Outros dados de clientes começam a ser compartilhados, como operações de câmbio, investimentos, seguros e conta salário.
Open Finance ou Open Banking?
Os dois termos se referem à mesma iniciativa do Banco Central. A diferença é que o Open Finance é o nome da evolução da tecnologia, quando ela contemplar todo o sistema financeiro brasileiro. Em suas primeiras fases, é chamado de Open Banking pelo BC.
Tem alguma dúvida
Pode deixar que a gente te explica.
Compartilhamento
Ao compartilhar meus dados, posso ser prejudicado com retirada de ofertas que já tenho ou receber taxas mais caras?
Não. Ao compartilhar seus dados, você tem chance apenas de melhorar suas ofertas ou de manter as mesmas.
Atualizei meu dados do Open Finance, mas ainda tem informações inconsistentes ou faltantes. O que eu faço?
Caso você já tenha atualizado os dados e ainda faltam informações, pode ter ocorrido algum problema na transmissão da outra instituição financeira. Estamos trabalhando para garantir que esse tipo de ocorrência não aconteça mais! Com quem eu posso/poderei compartilhar os meus dados? Você vai poder compartilhar os seus dados com as instituições financeiras ou de pagamento participantes do Open Finance. Com o compartilhamento dos dados, você vai poder agregar todos os seus saldos e refleti-los no Finanças+, dentro do app do BTG Banking.
Como eu autorizo o compartilhamento dos meus dados pelo Open Finance?
O compartilhamento de dados pode ser feito via app ou site do banco que irá receber os dados. Ou seja, se você deseja trazer os dados de outro banco para o BTG Banking, deve realizar a solicitação pelo app do BTG Banking. Para isso, clique no ícone de perfil na tela inicial (canto superior esquerdo) > Clique em “Open Finance”> Clique em “Editar” (ao lado de “Seus objetivos” > Escolha seus objetivos de compartilhamento › Clique na seta ao lado de Escolha a instituição de origem para escolher a instituição > Clique em “Compartilhar os dados disponíveis” > Selecione os dados (conta, cartão, operação de crédito etc) > Escolha o prazo do compartilhamento › Selecione a flag de “Li e aceito os termos” > Clique em “Aceitar e ir para instituição de origem” para autenticar o compartilhamento. Agora, se você deseja levar seus dados do BTG Banking para outro banco, deve realizar o processo de compartilhamento pelo outro banco.
Como eu cancelo o compartilhamento dos meus dados?
Para cancelar uma solicitação de compartilhamento, siga este passo a passo no App: Clique no ícone do perfil na tela inicial (canto superior esquerdo) > Clique em “Open Finance” > Clique em “Meus compartilhamentos” > Clique no compartilhamento que deseja encerrar Clique em “Encerrar compartilhamento” > Clique em “Sim, tenho certeza”. Por fim, clique em “Ver compartilhamento”, caso queira conferir as informações que eram compartilhadas ou clique em “Ir para Open Finance” para retornar à tela inicial.
Consigo renovar um compartilhamento que já fiz?
Sim! No app, você consegue conferir se um compartilhamento já está perto da data de validade e renová-lo por mais tempo. Para isso, é só seguir esse caminho: clique no ícone do perfil, na tela inicial do app (canto superior esquerdo) > Clique em “Open Finance” > Clique em “Continuar para Open Finance” > Clique em “Meus compartilhamentos” > Clique no compartilhamento que deseja renovar > Clique em “Renovar compartilhamento” Saiba que, ao renovar, é criado um novo compartilhamento dos mesmos dados e beneficios, mas com um prazo maior.
Eu autorizei a transmissão no meu app, mas não consegui finalizar a jornada. O que eu faço?
Em uma jornada de transmissão, após o recebimento do push solicitando a confirmação da sua identidade, é necessário que você retorne à tela inicial para finalizar a jornada. Ela carregará por um curto período de tempo e aparecerá uma página solicitando a confirmação de quais dados você gostaria de compartilhar.
Fiz meu consentimento para um banco e ele não aparece no Agregador de Contas. Por quê?
Os dados de outras instituições financeiras são transmitidos pelo sistema de Open Finance e, no momento, somente algumas instituições estão disponíveis para visualização no Finanças+ e no Agregador de Contas. Mas, não se preocupe. Em breve, outras instituições estarão disponíveis.
Fiz um compartilhamento de dados do Open Banking via Internet Banking. Consigo consultá-lo pelo app?
Sim! As informações de compartilhamento do Open Finance refletem no app e no Internet Banking. Então, todas as suas ações referentes ao compartilhamento dados são refletidas nas duas plataformas.
Fui atualizar meus saldos do Open Finance, mas não consigo. O que eu faço?
Os dados de instituições diferentes do BTG Banking só podem ser atualizados uma vez por dia. Então, se você já atualizou os dados de alguma instituição no dia, precisa esperar até o dia seguinte para a opção de atualização ficar disponível novamente.
Não encontro a instituição que gostaria de compartilhar meus dados, o que eu faço?
Neste momento, nem todas as instituições são obrigadas a participar do Open Finance. Por isso, em algumas ainda não é possível realizar o compartilhamento de dados. Além disso, algumas instituições que aderiram ao Open Finance estão com instabilidades de conexão e, para não prejudicá-lo, nós retiramos a(s) instituição(ões) entre as opções disponíveis. Caso não esteja disponível a instituição que deseja, tente novamente mais tarde.
Por meio de quais canais posso autorizar o compartilhamento de dados e serviços do Open Finance?
Você só vai poder autorizar o compartilhamento de dados e serviços do Open Finance por meio de canais digitais, como aplicativo e internet banking das instituições financeiras ou de pagamentos participantes.
Quem pode permitir o compartilhamento de dados no escopo do Open Finance?
Todas as pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços ou fazem operações financeiras com as instituições participantes, podem compartilhar dados no Open Finance. Para mais informações, acesse a FAQ do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/openbanking
Quem poderá autorizar o compartilhamento de meus dados no Open Finance?
Só você pode pedir o compartilhamento dos seus dados no Open Finance. As instituições financeiras ou de pagamento não poderão transmitir as suas informações no Open Finance sem sua autorização.
Recebi uma comunicação solicitando o compartilhamento dos meus dados, o que eu faço?
Nessas situações, tenha atenção para autorizar apenas compartilhamentos que você reconhece a informação a ser compartilhada e a instituição. Caso você desconfie da origem dessa comunicação, entre em contato com a instituição que te enviou a mensagem.
É cobrada alguma taxa pelo serviço de compartilhamento de dados?
Não é cobrada nenhuma taxa para pessoas físicas e jurídicas que querem compartilhar seus dados financeiros.
E seguro compartilhar meus dados no Open Finance?
Proteger os seus dados e de todos os clientes é um dos principais objetivos do Open Finance. Por isso, foram criadas ferramentas para garantir a autenticidade, a segurança e o sigilo das informações compartilhadas das instituições participantes. Foram criadas regras específicas para responsabilização da instituição e de seus dirigentes, com mecanismos de acompanhamento e controle do processo de compartilhamento e até regras específicas de responsabilização da instituição e de seus dirigentes. Além disso, o Open Finance está de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e as instituições participantes devem observar outras exigências previstas na legislação e regulamentação vigentes para assegurar a segurança e a confiabilidade do processo de compartilhamento.
Sobre o Open Finance
Ainda não sou correntista de um banco, mas tenho outros tipos de produtos em instituições reguladas pelo Banco Central. Posso compartilhar dados no Open Finance?
Sim. Após a instituição receptora identificar seus dados, você poderá autorizar o compartilhamento dentro do escopo do Open Finance que esteja mantido em outras intituições participantes.
Como será o processo de implementação do Open Finance e que tipo de informação será compartilhada?
Em um primeiro momento, os dados compartilhados não serão específicos sobre você, mas sobre as próprias instituições financeiras, como informações sobre canais de atendimento, produtos e serviços. Com a evolução do Open Finance, é possível compartilhar dados cadastrais e de informações de transações de contas de depósito à vista, de poupança, de pagamento pré-pagas, de cartão de crédito e de operações de crédito. Após essa etapa, você também vai poder iniciar uma transação de pagamento através do Open Finance. No futuro, outros dados serão adicionados, como os de investimentos e seguros. As datas de implementação dessas etapas do Open Finance dependem da autorização do Banco Central e desenvolvimento das instituições participantes.
Eu estou/estarei automaticamente registrado no Open Finance?
O registro no Open Finance acontece no momento em que você realiza o primeiro compartilhamento de dados, já que exige a autenticação nas duas insituições participantes. Isso é feito através de um ambiente digital seguro e autenticado.
O que é Open Finance?
O Open Finance (também chamado de Open Banking), ou sistema financeiro aberto, é um tipo de plataforma que vai permitir o compartilhamento de dados sobre produtos e serviços das instituições financeiras, dados e informações financeiras relativas aos clientes – desde que com autorização – e serviços específicos entre os participantes. Isso será feito a partir da integração de plataformas e infraestruturas tecnológicas das instituições participantes e de outras empresas de serviços financeiros, autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. No caso do compartilhamento de dados, você é quem decide quando e com quem deseja compartilhá-los.
Quais são os benefícios da adesão ao Open Finance?
Com o Open Finance, você terá maior visibilidade e controle sobre sua vida financeira, com informações e dados de diferentes bancos em um só lugar. Além disso, com o Open Finance, você pode ter acesso à melhores ofertas e condições de receber produtos financeiros, entre outros benefícios.
Qual a diferença entre o fluxo de recepção e de transmissão?
O fluxo de recepção se trata do BTG receber dados de outro banco. Esse fluxo é iniciado dentro do app do BTG Banking. Já o fluxo de de transmissão se trata do banco BTG transmitir os seus dados para outro banco. Nesse caso, o fluxo é iniciado no app do outro banco.
É possível fazer a inicialização dos pagamentos por uma outra instituição diferente da que mantém a minha conta?
Ainda não é possível, mas em breve teremos novidades em relação a iniciação de pagamentos via apps do BTG Pactual.